Artes

As artes são expressões da capacidade humana de imitar a natureza e de atribuir sentido à sua existência.

Conteúdos de Artes


Música

Artigos de Artes


Abaporu
Abaporu é uma pintura modernista de Tarsila do Amaral. Essa obra possui caráter nacionalista e inspirou o escritor Oswald de Andrade a criar o movimento antropófago.
Mona Lisa
Mona Lisa é uma pintura de Leonardo da Vinci e, provavelmente, o trabalho mais famoso desse artista. Atualmente é parte do acervo do Museu do Louvre, em Paris.
A Arte Grega
A estrutura das cores
A Percepção das Cores
Anita Malfatti
Anita Malfatti, pintora brasileira, é considerada a precursora do modernismo no Brasil. Sua exposição de 1917 foi de suma importância para o desenvolvimento desse movimento.
Arte Cênica
Arte Cristã Primitiva – A fase oficial
Arte e História
Artesanato
Candido Portinari
Candido Portinari foi um pintor paulista. Suas obras apresentam elementos neorrealistas, cubistas e expressionistas. A tela Café é uma de suas obras mais conhecidas.
Cores
Cores primárias
As cores primárias são as que não podem ser obtidas por meio da mistura de outras cores.
Cosplay
Dadaísmo
O Dadaísmo foi o movimento cultural que ocorreu depois da Primeira Guerra Mundial na Europa e nos EUA e pregava a “antiarte”.
Desenho
Desenho é basicamente uma composição bidimensional constituída por linhas, pontos e formas. Há desenhos simples em que é empregada pouca técnica e outros mais sofisticados.
Desenhos em Quadrinhos
Escultura
A Escultura é a arte das formas espaciais em terceira dimensão, isto é, seu significado está na transformação da matéria bruta em peças com significado.
Expressionismo
O expressionismo é um movimento artístico de vanguarda ocorrido no início do século XX. Seu principal representante é Edvard Munch, autor da famosa obra O grito.
Fauvismo
O Fauvismo é um movimento associado à pintura francesa, cujas obras apresentam simplicidade e cores puras. Um dos principais pintores desse estilo é Matisse.
Futurismo
Arte de vanguarda que enfatizava a velocidade, o futurismo glorificava a tecnologia, a cidade, as máquinas e as invenções da Segunda Revolução Industrial.
Grafite
O grafite é uma expressão artística realizada em espaços públicos. Essa arte surgiu da realidade da periferia urbana e evidencia críticas sociais.
História do cinema
A história do cinema é marcada por muitos avanços e inovações tecnológicas que ocorrem desde a sua criação, em Paris, no dia 28 de dezembro de 1895.
Impressionismo
O impressionismo é um movimento artístico francês surgido no final do século XIX. Artistas impressionistas, como Claude Monet, retrataram paisagens com contornos imprecisos.
Mangá
O mangá se diferencia das histórias em quadrinhos tradicionais pela forma de lê-lo, da direita para a esquerda, e pelos traços em preto e branco.
Memórias de um cinema de relíquias
Miniaturismo
Minimalismo
Neoclassicismo
O neoclassicismo é um estilo de época do século XVIII. Ele é antibarroco e valoriza a racionalidade. Artistas como o francês Ingres e o italiano Canova são neoclássicos.
Neoconcretismo
Neoconcretismo é um movimento artístico de origem brasileira que surgiu no final da década de 1950. A principal característica de suas obras é seu caráter interativo.
Neorrealismo
O neorrealismo é um movimento artístico do século XX. Ele está associado a uma arte ideológica que denuncia os problemas sociais.
O que é dança?
Dança é uma prática de expressão e movimento corporal. A dança relaciona aspectos culturais e sociais e é constituída de elementos como espaço, som, corpo e movimento.
Op-art
Origami
O origami teve origem no Japão, mas foi aperfeiçoado e propagado pelo mundo inteiro. As figuras representadas no origami têm diferentes significados para os japoneses.
Pablo Picasso
Nascido na Espanha, Pablo Picasso é considerado um dos mais importantes artistas do século XX e o principal representante do movimento cubista.
Pedro Américo
Pedro Américo foi um artista brasileiro que conquistou a fama por suas pinturas feitas para a monarquia, destacando-se as obras “Batalha do Avaí” e “Independência ou Morte!”.
Pintura
Pop art
A pop art é um movimento estético surgido na década de 1950, que dá destaque para a sociedade de consumo. O principal artista da pop art é o estado-unidense Andy Warhol.
Pós-impressionismo
O pós-impressionismo é um movimento estético francês surgido no final do século XIX. Artistas pós-impressionistas, como Vincent van Gogh, valorizavam as emoções e sensações.
Teatro
Tendências da escultura moderna
As tendências da escultura moderna transitam entre as heranças do impressionismo do século XIX e do construtivismo desenvolvido no século XX.
Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

As artes, de um modo geral (incluindo arquitetura, literatura, música, dança, cinema e teatro), e as artes plásticas (escultura, pintura e desenho), de modo especial, referem-se ao desenvolvimento de formas simbólicas, algo que vem sendo praticado pelos seres humanos desde a idade mais remota. Arte e história estão intimamente entrelaçadas. A história, isto é, nosso conjunto de experiências sociais, econômicas e culturais, é atravessada pelas artes, que existem em razão de uma demanda por constituição de sentido, por uma necessidade de compreensão de nossa situação no mundo.

O homem, por ser um ser histórico, e não meramente natural (no sentido biológico), lança-se à produção simbólica, e as artes são a etapa mais complexa desse processo. As técnicas empregadas na escultura, por exemplo, revelam nossa capacidade de dar forma e significado a uma matéria natural bruta, seja essa matéria um pedaço de madeira, seja um pedaço de mármore. A pintura e o desenho, por sua vez, dão a dimensão de nossa capacidade de imitar as cores da natureza e as formas dos mais variados seres, reais ou imaginários.

Em cada época, as artes dão testemunho da evolução e das preocupações do gênero humano. É o caso, por exemplo, da arte rupestre entre os povos pré-históricos. As pinturas encontradas nas cavernas revelam tanto rituais e cenas do cotidianos daqueles indivíduos quanto inquietações cosmológicas (que podem ser observadas a partir dos desenhos do Sol, das estrelas e de vários fenômenos astronômicos).

Com o aparecimento das primeiras organizações sociais complexas, como a das antigas cidades-estado, as artes tornaram-se mais sofisticadas. É o caso da arte da Mesopotâmia, do Egito e da Pérsia, no Oriente Médio, bem como a arte do período clássico, no Ocidente, como a arte grega, romana e a arte cristã primitiva em sua fase catacumbária e em sua fase oficial. Além disso, houve também o desenvolvimento artístico no Extremo Oriente, nas Américas e na Oceania.

A arte cristã alcançou seu apogeu na Idade Média e no início do Renascimento. Nesse mesmo período, houve também o florescimento da arte islâmica e da arte bizantina, que enriqueceram o cenário cultural e compuseram a tradição artística tanto europeia quanto do Oriente Médio e do Norte da África.

Já na Idade Moderna, as artes assumiram grande expressão na formação das escolas artísticas. Do século XVII até o início do século XX, essas escolas foram se sucedendo e superando-se umas às outras. Foi o caso da escola barroca, do classicismo, do romantismo, do impressionismo e do expressionismo. A essas escolas, o modernismo apresentou, por sua vez, propostas de extrema radicalidade que serviram de modelo para todo o século XX e ainda continuam servindo à arte praticada no século XXI. Foi o caso do fauvismo, do surrealismo, do cubismo, do dadaísmo, etc.


Por Me. Cláudio Fernandes

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
As artes plásticas acompanham a história humana desde os seus primórdios
As artes plásticas acompanham a história humana desde os seus primórdios
Escritor do artigo
Escrito por: Cláudio Fernandes Professor de História.
Deseja fazer uma citação?
FERNANDES, Cláudio. "Artes"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/artes. Acesso em 17 de dezembro de 2025.
Copiar